22/10/2019

(Menosprezo)


Menosprezo
- © Lenise M. Resende -

Nesse último mês, tenho usado o tempo que permaneço na internet mais para observar do que para agir. E algumas coisas tem chamado minha atenção. Uma delas são as fotos de imensas livrarias ou bibliotecas dos mais diversos países, outra são as imagens de casas que possuem um canto de leitura, com uma estante abarrotada de livros amontoados, e pelo menos uma velha poltrona ao lado.

O engraçado é que esses dois tipos de fotos,  que costumam ser publicadas por editoras, atraem comentários de pessoas que afirmam que gostariam de morar num local assim. Tenho apreço por livros, mas, por mais que alguns desses lugares pareçam limpos e sejam bonitos, o máximo que eu conseguiria fazer seria visitá-los. Os lugares com livros amontoados de qualquer maneira, e a velha poltrona ao lado, me incomodam, porque parecem descuidados e precisando de uma boa faxina.

Está difícil vender livros. Estamos na época do "amo livros, mas não posso comprá-los", e "gosto de ler, mas estou sem tempo". E, nas revistas de decoração, essa tendência aparece estampada nas salas de estar, com imensas estantes dominadas por espaços vazios. "Se menos é mais...", eu teria economizado madeira fazendo uma estante menor.

Não consigo ver as dificuldades como prenúncio de que dias melhores virão. No caso dos livros, se dias melhores chegarem, certamente será num futuro tão distante, que não estarei aqui para testemunhar. 

Cansei de escrever, cansei de tentar publicar, divulgar ou vender livros. Minha paciência está por um fio. Minhas páginas dedicadas a livros também estão por um fio, o mesmo fio que me prende a vida real, e que ainda não me deixou optar por escrever somente obras de ficção.

*   *   *
Nota - Crônica filosófica (reflexão a partir de um fato ou evento)
*   *   * 

Nenhum comentário: